Irmandade do Garrafão: "há horas felizes!!"

quinta-feira, abril 28, 2005

PARABÉNS

Ao soar as 12 badaladas ali do relógio da matriz vamos todos cantar em uníssono:
Parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades muitos anos de vida....
Uiiiiiii é a loucura... o nosso blog faz um mês :)
Toca lá a dar os Parabéns ao nosso blog e amanhã (6a feira) há jantar para festejar... pode ser lá em casa e tudo... :) estão todas convidadas!!!

Mini-bus ou "Arca de Noé"??

Esta manhã, ao regressar a casa de mini bus (autocarro de pequenas dimensões que circula pela cidade de Ponta Delgada cobrando apenas 20 centimos aos seus passageiros), suscitou-me uma inquietude que se prende com a diversidade de "espécies" existentes naquele ínfimo espaço.
Hoje, por exemplo, deparei-me com o típico assediador, ao jeito de "Bibi". Ora vejam, estava eu e a irmã Abreu no dito transporte público, eis senão quando, entra um passageiro de aspecto aparentemente normal e começa a estabelecer um animado diálogo com três moçoilos de 16/17 anos. Qual não é o nosso espanto quando ouvimos: "ai quem me dera ter a vossa idade e saber o que sei hoje!!". Ou sou eu que tenho uma mente poluída ou então a conversa estava a tomar um rumo estranho. Devo dizer ainda que é, também, bastante comum encontrarmos assediadores de mulheres.
O que também é muito frequente nesses espaços são as pessoas de "sovaco atrevido", bem como as de "hálito aromático" que costumam dar um novo alento à viagem...
É certo que este meio de transporte até possui algumas janelas, mas tenho sempre a impressão que servem apenas para enfeitar e dar mais uma corzita ao espaço envolvente. Um outro aspecto a frisar é o calor humano transmitido pelo condutor quando este começa aos gritos com alguém, ou então as belas músicas e os vídeos que passam durante as viagens. No caso dos vídeos, estes são bastante informativos... fico sempre a saber onde é as "Portas da Cidade" e o Parque Atlântico.
Por estas razões e mais algumas (que provavelmente não me lembrei) devo dizer: se ainda não experimentaram andar de mini bus, aconselho vivamente!!

terça-feira, abril 26, 2005

"Calafonas"

Acabadas as "festividades académicas" aqui em Ponta Delgada, surgem, entretanto, outro tipo de festividades, nomeadamente, as Festas do Senhor Santo Cristo (muito populares internacionalmente).
Quando me refiro "internacionalmente" quero mesmo é dizer que são populares entre os emigrantes americanos!! Passo a explicar, é comum nestas festas, os conterrâneos, há muito afastados das sua terra-natal, virem matar as saudades da família e amigos.
Desta forma, por meados desta altura é frequente começarmos a ver roupas florescentes (rosa-choque misturado com amarelo vómito), cabelos horrendos (raíz do cabelo preta e o resto um tom louro já gasto pelo sol), e o palavreado eloquente tal como: "idasamara" (em inglês correcto seria "it doesn't matter"- não interessa, em português), ou "vamos à stoa", stoa será uma aproximação a "store", que em português é traduzido por "loja", ou ainda "veste essa swera, 'tá frio" (swera em inglês será "sweat-shirt"), a tradução seria: "veste essa camisola, está frio". Uma frase que também é muito proferida por estas pessoas é a já conhecida: "Põe-me esta coca-cola na frisa" (frisa- arca congeladora ou, para alguns, frigorífico). Estas são algumas das muitas "calamidades verbais" proferidas por estes humildes indivíduos.
Assim, podemos designar estas pessoas por "Calafonas" (indivíduo originário de um sítio qualquer mas que se tenta aproximar o mais possível dos californianos, tanto na maneira de falar, como de vestir, bem como de maquilhar).
Se nunca tiveram oportunidade de se cruzarem com algum destes elementos "pseudo-californianos" sugiro que o façam...procurem na net, nos jornais e... porque não?? Façam umas férias na América...quem sabe não "tropeçam" em algum?? Ou então, façam algo mais simples: venham às festas do Santo Cristo aqui em S.Miguel, fica mais barato e encontram-nos ás centenas!! Fica a sugestão...

Quem é que se importa??

Pois é... Cá estou eu mais uma vez... E desta vez para falar semana académica que para quem não sabe acabou no passado sábado... Foi uma semana bastante produtiva onde todas nós aprendemos muito, não acham??
Primeiro de tudo quero agradecer aos meus pais que me deram condições para poder estar presente, aos meus amigos que partilham a bebida e a alegria, às pessoas no bar (que só no último dia é que ofereceram bebida) e a todos os outros que me esqueci não foi por mal... (fica bem dizer isto!!)
Agora que já passaram alguns dias, posso dizer que tenho saudades de acordar no dia seguinte como muita sede e sentir uma leve indisposição ou como diz a nossa Irmã Botequilha, estar mal-disposta do estômago... Mas o que eu sinto mesmo saudade é daquelas casas de banho tão cheirosas e acolhedoras, daquela lama nas nossas calças e nos ténis e, também daquele cheiro a peixe tão agradável...
Para finalizar gostaria de dizer que esta semana que passou foi deveras didáctica, polivalente, exaustiva e muito divertida, pena que já acabou, podia ser todo o ano assim... Para acabar como comecei... Quem é que se importa??

Tens o gargalo largo??

Num destes dias tive um diálogo interessante com um representante do género masculino até à altura, desconhecido, ora vejam:
- Então...tens de ir lá ao nosso blog. www.irmandadedogarrafao.blogspot.com
- Ai vocês são as garrafonas?
- Sim...mais ou menos...
- Ah! então... tens o gargalo largo?
Não sei quanto a vocês, mas eu cá achei esta pergunta um tantinho indiscreta...isto nem se quer é para rir! Foi só um desabafo...
É bastante gratificante ter conversas destas com certos rapazes que não sabem, exactamente, como ser delicados com as donzelas. Para futuras interpretações devo dizer que este diálogo é verídico e não tem qualquer cunho imaginário.

terça-feira, abril 19, 2005

Atenção!! Já há Papa!!

Bem amigos...acabou-se o nosso momento de anarquia religiosa!!Não sei se serei a pessoa mais indicada para abordar este tema...mas vou arriscar!
Pois é...já temos Papa!!
Na minha humilde opinião, sugeria que começassem já a pensar noutro senhor para o lugar, tendo em conta que este já tem 78 anos e problemas de saúde (faz-vos lembrar alguma coisa??)...não sei porquê mas acho que esta não foi propriamente a melhor escolha! Assim sendo, em vez de daqui a uns meses (quem sabe semanas...ou até...dias) estarmos a passar novamente pelo processo de espera de "fumo branco"...cortava-se o mal pela raíz!! Exacto...um Papa "principal" e um "suplente" (para no caso de haver substituição a meio do jogo)! Achava prudente, mas quem sou eu para opinar...
Mas esta questão suscita-me, assim de repente..outra. E perguntam vocês "qual, prespicaz Irmã Botequilha??". E se eu não dissesse??hein??
Não...eu sou amiga e sei partilhar...é assim, isto faz-me pensar sobre as "oportunidades de emprego em idades já bem avançaditas". Depois dizem que os idosos, os ex-reclusos não têm oportunidades de emprego, dizem que já ninguém lhes dá crédito. Eu cá não sei!!Quem sabe se não podiam ir todos para Papa?? Assim havia mais por onde escolher...digo eu...
P.S: se algum religioso fervoroso se ofender, apresento desde já as minhas sinceras desculpas.

segunda-feira, abril 18, 2005

Boas vindas ao novo membro...

Epá hoje é decididamente um dia que nos correu mal a todas as GARRAFONAS mas no meio desta desgraça (esta palavra é muito forte mas no momento não me ocorre outra palavra melhor, talvez mais tarde) temos que felicitar a entrada de uma nova irmã aqui no nosso blog (porque esta irmã é das que esteve sempre presente!) !!! A nossa querida e muito estimada Irmã Leal... seja bem vinda irmã e inspire-se já para escrever qualquer coisita!!!
muitos beijinhos garrafónicos lolol

A beleza da vida...

Pois cá estou eu outra vez... Decidi passar por cá só para reflectir sobre a beleza da vida!!Acabei de sair de uma frequência, à qual cheguei quase uma hora atrasada e a qual me correu extremamente mal!! Hoje arrependo-me de não ter passado o fim de semana metida na rave que houve na UAC...arrependo-me também de andar para aqui a gastar os olhos da cara em propinas e arrependo-me ainda de não ter ido para doméstica!!! Não estou a dizer que se trata de um trabalho menos digno, longe de mim...mas o que é certo é que requer menos esforço cognitivo!!E aos fins de semana sempre dá para dar umas curvas com o marido e com os filhos...
E ainda há gente que diz que vida de estudante é que é boa...não creio...não considero boas as coisas que me acontecem nesta minha vidinha!! É bom acordar com as galinhas?? É bom ser o alvo favorito dos gatunos?? É bom pagar 700 euros anuais tendo umas infraestruturas que são de pôr as mãos à cabeça?? É bom ter de passar o fim de semana enfiado no quarto e depois ter um desempenho fantástico na dita frequência?? É bom ter 200 trabalhos intercalados com 150 frequências?? Se isto é bom...pergunto-me: o que será MAU??!!!
Bem, agora que já descarreguei as minhas energias negativas...já me sinto bem melhor e já me posso começar a preparar para uma bela maratona de borracheiras na Semana Académica!! Se andar desaparecida não se admirem e... mãe se me estiveres a ouvir...o nome do hospital é : Hospital do Divino Espírito Santo!! Procura-me!!!

sábado, abril 16, 2005

XVIII Semana Académica!!

Para todo o bom estudante universitário, a chegada da semana académica é algo que deve ser vivido com algum êxtase. Contudo, essa chegada, para mim, é portadora de alguma inquietude.
Devem estar a pensar..."esta piquena não tem espírito académico!!!". Enganam-se...tenho, pois!!Mais do que possam alguma vez imaginar!! A minha preocupação deve-se à escolha do grupo, ao som do qual vou querer apanhar uma bela borracheira (como irmã garrafona que se preze)!!
Deverei eu escolher Terrakota?? Primitive Reason?? Ou Pluto?? Andei a ponderar a terceira hipótese...mas ainda não sei. A dúvida persiste.
Mesmo assim...continuo preocupada...Que néctar dos deuses deverei eleger como meu acompanhante da noite??
Cerveja?? Sim...mas qual??Hoje em dia há tantos nomes que às vezes só me apetece perguntar: "qual delas é a mais barata e que embebeda mais depressa?". Devemos pensar sempre na relação qualidade-preço!! Assunto esse que interessa a qualquer estudante... No entanto, ainda há muito boa gente que não poupa o suficiente nas noites de borga!!
E, claro, quando os pais se queixam de que o dinheiro está a desaparecer de forma estranha, não é por acaso!! Apesar termos de continuar a trabalhar para uma bela cirose para acabar o curso em grande, temos de o fazer discretamente...

terça-feira, abril 12, 2005

A caixinha mágica...

Epá, esta televisão cada vez ‘tá pior… Sim, refiro-me aquela caixinha mágica que hoje em dia todos nós temos em casa… É fantástico o que sai daquela caixa… Hoje vi uma coisa que me deixou surpreendida, vou partilhar com vocês… Sabem aqueles anúncios de mandar uma sms e recebemos um toque, um poema ou até uma imagem do Kamasutra? O que eu vi foi um anúncio desses, mas o hilariante aqui é que ao enviar a sms não recebemos um toque, um poema ou uma imagem mas sim uma mensagem que nos diz o quanto estamos apaixonadas por alguém basta pôr o nosso nome e o nome da pessoa amada… Eles chamam a isso o termómetro… É fascinante o que as máquinas fazem lol... Agora vocês imaginem que o vosso ex-namorado, por coincidência, até tem o mesmo nome que o actual vejam só o resultado que vai dar… Enfim, ‘tá visto que para eles quem vê nomes vê corações…
O que não consigo perceber é como é que estas empresas ainda existem será que há mesmo pessoas que mandam mensagens pra lá????
Deixo-vos a pensar nisso e não me desiludam…

segunda-feira, abril 11, 2005

Cid, José Cid

“Relato das proezas de deuses ou heróis, susceptível de fornecer uma explicação do real, nomeadamente no que diz respeito a certos fenómenos naturais ou a algumas facetas do comportamento humano; narrativa fabulosa de origem popular; lenda; algo ou alguém que é recordado ou representado de forma irrealista”. Esta foi a definição de “mito” que encontrei durante a minha pesquisa na Diciopédia 2005. Até aqui tudo bem…
Isto começou a complicar quando eu, ao folhear a revista Nova Gente, deparei-me com uma frase do célebre cantor português, José Cid, em que este afirmava: “não sou uma celebridade, sou um mito”.
Bem…se até hoje nunca lhe foi diagnosticado nenhuma patologia, creio que esta será a altura certa…digo eu…
Se este senhor se considera um mito, só se for um daqueles que ninguém acredita, daqueles que MUITO dificilmente serão considerados verdade!!
Por este andar, qualquer dia temos a Linda Reis a se auto-designar como "mito", ou então a nossa Elsa Raposo a ser considerada de "deusa do amor" devido ao número de vezes que se apaixona por dia. É uma hipótese...

quinta-feira, abril 07, 2005

Inspiração

Este post surgiu-me numa fase de pouca inspiração...surgiu-me numa fase em que sinto os meus neurónios a bailar como gotículas de água numa poça de lama!!!Esta é uma fase que me assusta particularmente...e agora que já repeti vezes sem conta a palavra "fase"...vou terminar anunciando que a continuação da minha teoria sobre o espermatozóide está para breve, por isso, caros fãs, não desesperem...

sábado, abril 02, 2005

Discurso tangencial e circunstancial

Discurso tangencial é caracterizado por pessoas que, quando questionadas, respondem "ao lado", isto é, nunca respondem de forma directa ao que é efectivamente perguntado...dou-vos um exemplo: "então Manel, como tens passado?" a resposta tangencial seria algo do género: "o mês passado doeram-me os rins e há duas semanas tive uma unha encravada que me doeu pela vida!!".
Mas o que é isto?? Eu quero lá saber se te doeu os rins ou se tiveste uma unha encravada ou se o teu cão teve hemerróidas, só te fiz essa pergunta porque faz parte da dita "boa educação"!Nem se quer te conheço o suficiente para me estares a explicitar coisas do teu íntimo, coisas que envolvem germes e pûs e outras coisas assim mais pessoais, que realmente a mim não me diz respeito!
Curioso como esses indivíduos conseguem tirar-nos do sério...pelo menos a mim irrita-me!! Já imaginaram uma conversa completa com essas pessoas?? Eu?? Eu teria de tomar ansiolíticos para o resto da minha vida!!
Agora falando do discurso circunstancial...este discuro é característico das pessoas que andam de roda, de roda, de roda, de roda....de roda, até chegarem àquilo que realmente interessa (por vezes podem até nem chegar, uma vez que o receptor da mensagem pode adormecer entretanto), isto é, não sabem distinguir o que é essencial do acessório, o que se torna igualmente irritante!! Imaginem... "olá tudo bem?", ao que a pessoa responderia: "nasci a 12 de Abril de 1956, nasci com 2,800kg, o que deixou a minha mãe bastante triste porque os outros bebés da maternidade eram bastante gordos..................mas apesar de tudo hoje em dia sinto me bastante bem...". A esta altura da conversa, o outro elemento já estaria desmaiado no chão da sala com uma lagoa de baba à volta!! Admito que o cenário seria, no mínimo, hilariante.
E quantos de nós, neste nosso longo percurso de vida, já não nos deparámos com estas pessoas de discurso "eloquente"...?? Mas a verdadeira dúvida é: como lidar com elas? Será que deveríamos dizer: "desaparece, pareces uma mosca de estábulo"; ou então dizemos "compreendo", continuamos a andar e deixamos a pessoa a olhar para o dia de amanhã; ou ainda, podemos tirar um "macaco" do nariz, esfregamos na sua camisola e deixamos que a pessoa se enoje o suficiente de modo a nunca mais querer falar connosco. Não sei...tenho de escolher a solução mais rápida e mais eficaz.